03.12.2015

Condições de saúde dos consumidores

  • No mundo, mais da metade (51%) das pessoas foram acometidas por resfriados e seus sintomas clássicos.
  • Segunda queixa mais frequente entre os entrevistados, a insônia e outros distúrbios do sono, atingiram 27% dos entrevistados. 
  • No Brasil, a segunda posição da lista de queixas de saúde ficou com as enxaquecas e dores de cabeça, que atormentaram 34% dos entrevistados e é mais comum entre as mulheres.

A GfK perguntou para mais de 27.000 pessoas, de 22 países incluindo o Brasil, quais foram as condições de saúde enfrentadas pelos consumidores nos últimos 12 meses, de acordo com uma lista que incluiu problemas dermatológicos, alergias, vômitos e diarreia, diabetes ou pré-diabetes, e pressão alta, colesterol alto, entre outros.

No Brasil foi realizada um pesquisa complementar online, em outubro de 2015, com consumidores a partir de 15 anos, para entender quais são as doenças que limitam a vida cotidiana, a frequência de visita ao médico, o poder de influência do farmacêutico sobre os consumidores, e a preferência entre medicamentos de marca e genéricos.

Clique aqui para fazer o download do estudo

Comparação entre países

Clique aqui para fazer o download

Sobre o estudo

A GfK conduziu uma pesquisa online com mais de 27.000 consumidores maiores de 15 anos em 22 países. O trabalho de campo foi realizado entre junho e agosto de 2015 e os dados foram analisados para refletir a composição demográfica da população online acima de 15 anos em cada mercado. Os países participantes são Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong, Itália, Japão, México, Holanda, Polônia, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e EUA.