SãoPaulo, 03.01.2020

O mercado global de bens de consumo duráveis parece otimista para 2020

O mercado global de bens de consumo duráveis parece otimista para 2020

Após um 2019 estável, os especialistas da GfK esperam que o mercado global de bens de consumo duráveis cresça em +2,5% em 2020. Os consumidores gastarão aproximadamente 1,05 trilhão* de euros em todo o mundo. As Telecomunicações (+3%), os Pequenos Eletrodomésticos (+8%) e os Grandes Eletrodomésticos (+2%) impulsionarão o crescimento. Prevê-se que as vendas de TI, Produtos de Escritório e Eletrônicos de Consumo permaneçam estáveis e quase inalteradas em relação ao ano passado. Essas são as conclusões da GfK para coincidir com o CES 2020, em Las Vegas.

O crescimento positivo do mercado de tecnologia e bens duráveis em 2020 ocorrerá em todas as regiões, variando entre 2 e 3% em valor. O mix regional permanece praticamente inalterado em relação a 2019, quando as regiões da Ásia-Pacífico foram responsáveis pela maior parte do volume de vendas, com 43%, enquanto cada quarto euro foi gasto na Europa.

Pavlin Lazarov, especialista da GfK em bens de consumo técnicos, explica: “Presumimos que, com a expansão do 5G, o setor de telecomunicações retornará ao crescimento após um 2019 turbulento. A demanda por smartphones na China e na Ásia emergente estará entre os principais impulsionadores, não apenas para o setor de telecomunicações, mas para o mercado geral de TCG. Inovação, desempenho e premiumização continuarão sendo as principais tendências do consumidor, impulsionando a demanda. Com conveniência, saúde e bem-estar ganhando atenção e gastos do consumidor, a forte demanda por pequenos eletrodomésticos continuará, impulsionada por mercados emergentes e desenvolvidos. Ao mesmo tempo, os consumidores estão se tornando cada vez mais digitais e preocupados com a sustentabilidade e como governos, fabricantes, varejistas e consumidores podem ser mais ecologicamente corretos no espaço tecnológico e durável.”

A evolução da participação do consumidor

Em 2020, a GfK estima que o setor de telecomunicações será responsável por mais de 43% do gasto total do consumidor no ano passado, gerando 454 bilhões de euros. O segundo colocado será o setor de Grandes Eletrodomésticos, com vendas estimadas em 187 bilhões de euros. Prevê-se que os setores de TI e Escritório atraiam mais de 15% dos gastos de consumidores em todo o mundo, seguidos pelos Eletrônicos de Consumo. Este último gerará mais de 146 bilhões de euros em vendas, uma participação de 14%. A estrela em ascensão no mercado de tecnologia e bens duráveis é o setor de Pequenos Eletrodomésticos, que continua a atrair mais do orçamento do consumidor. Espera-se que aumente sua participação em 2020 novamente, atingindo mais de 9% da carteira de consumidores, com vendas de 97 bilhões de euros. A batalha pela atenção do consumidor permanece no topo dos planos, e a questão para 2020 será encontrar a abordagem certa que possa ajudar a vencer essa batalha.

Demanda por experiências ricas

Excelente desempenho e inovação são os principais ingredientes que aprimoram as experiências dos consumidores de produtos técnicos. Estes são frequentemente combinados com um toque premium e design elevado. Essas tendências são visíveis na crescente demanda por TV OLED (+19% de aumento de valor), notebooks para jogos (+15% de aumento de valor) e aspiradores de mão sem fio (+23% de aumento de valor). Os smartphones com tela de pelo menos 6 polegadas representaram 73% das vendas geradas nos primeiros nove meses de 2019 e as câmeras traseiras com mais de 20MP capturaram uma porção de 26% do valor. Isso enfatiza a importância dos recursos que oferecem benefícios, mas também da transformação de benefícios em experiências como mensagens de conteúdo rico, tirar e compartilhar fotos e vídeos e assistir a vídeos.

Os consumidores também estão dispostos a gastar mais em produtos que facilitam sua vida, com 46% dos participantes globais concordando (GfK Consumer Life 2019). Isso se reflete no crescimento robusto do aspirador de pó robô (+18% de aumento de valor) como uma solução que economiza tempo e esforço, bem como lavadoras/secadoras (+29% em termos de valor), que combinam os benefícios de uma máquina de lavar e de uma secadora em uma só. Os relógios inteligentes são outro exemplo de uma categoria em forte crescimento (+48% em termos de valor), que combina funcionalidade e simplificação para oferecer melhores experiências.

O desejo de experiências ricas deve continuar com os consumidores mais informados, mais digitais e mais preocupados. Ao mesmo tempo, eles se sentem habilitados a decidir pelos produtos mais atraentes. Os consumidores também estão prontos para gastar quando estão convencidos de que os produtos atendem às suas necessidades, oferecem benefícios e, por fim, proporcionam a experiência que esperavam.

Nota para os editores

* As vendas são calculadas a uma taxa de câmbio fixa do euro de 0,877 para o dólar americano (a partir de janeiro de 2019).

Como parte de seu painel de varejo, a GfK coleta regularmente dados de vendas em mais de 70 países em todo o mundo de produtos nos setores de eletrônicos de consumo, foto, telecomunicações, tecnologia da informação, equipamentos de escritório e grandes e pequenos segmentos de eletrodomésticos. Os dados para a América do Norte são baseados em estimativas.

GfK. Growth from Knowledge.

Por mais de 85 anos, a GfK tem conectado ciência e dados para ajudar nossos clientes em todo o mundo a resolver questões de negócios. Ao adicionar a IA avançada, agora podemos fornecer recomendações acionáveis para decisões importantes em torno de consumidores, mercados, marcas e mídia que impulsionam a eficácia de marketing, vendas e organização. É por isso que a GfK promete "crescimento a partir do conhecimento”, para que nossos clientes possam ser modeladores do amanhã. Para mais informações, visite www.gfk.com ou siga a GfK no Twitter: twitter.com/GfK

Informações à Imprensa

DFREIRE Comunicação e Negócios
(11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br
José Luiz Chaves – joseluiz(at)dfreire.com 



Latest Press Releases

View all Press