SãoPaulo, 03.01.2020
Após um 2019 estável, os especialistas da GfK esperam que o mercado global de bens de consumo duráveis cresça em +2,5% em 2020. Os consumidores gastarão aproximadamente 1,05 trilhão* de euros em todo o mundo. As Telecomunicações (+3%), os Pequenos Eletrodomésticos (+8%) e os Grandes Eletrodomésticos (+2%) impulsionarão o crescimento. Prevê-se que as vendas de TI, Produtos de Escritório e Eletrônicos de Consumo permaneçam estáveis e quase inalteradas em relação ao ano passado. Essas são as conclusões da GfK para coincidir com o CES 2020, em Las Vegas.
O crescimento positivo do mercado de tecnologia e bens duráveis em 2020 ocorrerá em todas as regiões, variando entre 2 e 3% em valor. O mix regional permanece praticamente inalterado em relação a 2019, quando as regiões da Ásia-Pacífico foram responsáveis pela maior parte do volume de vendas, com 43%, enquanto cada quarto euro foi gasto na Europa.
Pavlin Lazarov, especialista da GfK em bens de consumo técnicos, explica: “Presumimos que, com a expansão do 5G, o setor de telecomunicações retornará ao crescimento após um 2019 turbulento. A demanda por smartphones na China e na Ásia emergente estará entre os principais impulsionadores, não apenas para o setor de telecomunicações, mas para o mercado geral de TCG. Inovação, desempenho e premiumização continuarão sendo as principais tendências do consumidor, impulsionando a demanda. Com conveniência, saúde e bem-estar ganhando atenção e gastos do consumidor, a forte demanda por pequenos eletrodomésticos continuará, impulsionada por mercados emergentes e desenvolvidos. Ao mesmo tempo, os consumidores estão se tornando cada vez mais digitais e preocupados com a sustentabilidade e como governos, fabricantes, varejistas e consumidores podem ser mais ecologicamente corretos no espaço tecnológico e durável.”
A evolução da participação do consumidor
Em 2020, a GfK estima que o setor de telecomunicações será responsável por mais de 43% do gasto total do consumidor no ano passado, gerando 454 bilhões de euros. O segundo colocado será o setor de Grandes Eletrodomésticos, com vendas estimadas em 187 bilhões de euros. Prevê-se que os setores de TI e Escritório atraiam mais de 15% dos gastos de consumidores em todo o mundo, seguidos pelos Eletrônicos de Consumo. Este último gerará mais de 146 bilhões de euros em vendas, uma participação de 14%. A estrela em ascensão no mercado de tecnologia e bens duráveis é o setor de Pequenos Eletrodomésticos, que continua a atrair mais do orçamento do consumidor. Espera-se que aumente sua participação em 2020 novamente, atingindo mais de 9% da carteira de consumidores, com vendas de 97 bilhões de euros. A batalha pela atenção do consumidor permanece no topo dos planos, e a questão para 2020 será encontrar a abordagem certa que possa ajudar a vencer essa batalha.
Demanda por experiências ricas
Excelente desempenho e inovação são os principais ingredientes que aprimoram as experiências dos consumidores de produtos técnicos. Estes são frequentemente combinados com um toque premium e design elevado. Essas tendências são visíveis na crescente demanda por TV OLED (+19% de aumento de valor), notebooks para jogos (+15% de aumento de valor) e aspiradores de mão sem fio (+23% de aumento de valor). Os smartphones com tela de pelo menos 6 polegadas representaram 73% das vendas geradas nos primeiros nove meses de 2019 e as câmeras traseiras com mais de 20MP capturaram uma porção de 26% do valor. Isso enfatiza a importância dos recursos que oferecem benefícios, mas também da transformação de benefícios em experiências como mensagens de conteúdo rico, tirar e compartilhar fotos e vídeos e assistir a vídeos.
Os consumidores também estão dispostos a gastar mais em produtos que facilitam sua vida, com 46% dos participantes globais concordando (GfK Consumer Life 2019). Isso se reflete no crescimento robusto do aspirador de pó robô (+18% de aumento de valor) como uma solução que economiza tempo e esforço, bem como lavadoras/secadoras (+29% em termos de valor), que combinam os benefícios de uma máquina de lavar e de uma secadora em uma só. Os relógios inteligentes são outro exemplo de uma categoria em forte crescimento (+48% em termos de valor), que combina funcionalidade e simplificação para oferecer melhores experiências.
O desejo de experiências ricas deve continuar com os consumidores mais informados, mais digitais e mais preocupados. Ao mesmo tempo, eles se sentem habilitados a decidir pelos produtos mais atraentes. Os consumidores também estão prontos para gastar quando estão convencidos de que os produtos atendem às suas necessidades, oferecem benefícios e, por fim, proporcionam a experiência que esperavam.
Nota para os editores
* As vendas são calculadas a uma taxa de câmbio fixa do euro de 0,877 para o dólar americano (a partir de janeiro de 2019).
Como parte de seu painel de varejo, a GfK coleta regularmente dados de vendas em mais de 70 países em todo o mundo de produtos nos setores de eletrônicos de consumo, foto, telecomunicações, tecnologia da informação, equipamentos de escritório e grandes e pequenos segmentos de eletrodomésticos. Os dados para a América do Norte são baseados em estimativas.
GfK. Growth from Knowledge.
Por mais de 85 anos, a GfK tem conectado ciência e dados para ajudar nossos clientes em todo o mundo a resolver questões de negócios. Ao adicionar a IA avançada, agora podemos fornecer recomendações acionáveis para decisões importantes em torno de consumidores, mercados, marcas e mídia que impulsionam a eficácia de marketing, vendas e organização. É por isso que a GfK promete "crescimento a partir do conhecimento”, para que nossos clientes possam ser modeladores do amanhã. Para mais informações, visite www.gfk.com ou siga a GfK no Twitter: twitter.com/GfK
Informações à Imprensa
DFREIRE Comunicação e Negócios
(11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br
José Luiz Chaves – joseluiz(at)dfreire.com
Campaign Amplifier gives marketers a richer understanding of advertising effectiveness on Meta social media platforms.
Read moreNIQ and GfK complete combination, creating the world’s leading consumer intelligence company
Read moreGfK has entered into an agreement to sell its European Consumer Panel (GfK CP) business to YouGov plc (YouGov)
Read more