04.09.2019
Entre Janeiro e Junho de 2019, a GfK registou um total de vendas de €7,9 mil milhões para o mercado global de dispositivos de áudio, excluindo a América do Norte. Comparativamente à primeira metade de 2018, isto corresponde a um aumento de 15 por cento. Os auscultadores e os auriculares são o principal impulsionador do crescimento, juntamente com as colunas portáteis Bluetooth e os altifalantes para a casa. Há imenso potencial de crescimento para os dispositivos inteligentes com assistentes de voz integrados e nos altifalantes para potenciar o entretenimento sonoro em casa.
Estes são os resultados da GfK para o mercado global de áudio que serão revelados na IFA 2019, em Berlim.
Os mercados globais de áudio têm a oportunidade de prolongar a sua trajetória de crescimento, com resultados positivos, de forma quase uniforme em torno do globo. Os maiores contribuintes são os países da CEI* com um aumento de 41 por cento e a China com 38 por cento. Os auscultadores/auriculares mantiveram-se como o segmento com maior volume de negócios, seguidos pelas colunas Bluetooth, os sistemas de áudio para casa e os altifalantes.
No primeiro semestre de 2019, os auscultadores intra-auriculares tiveram um crescimento constante do valor de vendas de 55 por cento e representaram, com um volume de vendas de quase €3 mil milhões, 70 por cento do volume de negócios total de auscultadores. A China é, de longe, o maior mercado, seguida pela Europa Ocidental e pelos países asiáticos desenvolvidos. Quase 50 por cento de todos os dispositivos intra-auriculares sem fios vendidos em 2019 eram verdadeiramente sem fios (com dois auscultadores separados). O mercado global para estes auscultadores cresceu quase 300 por cento entre 2018 e 2019. Esta elevada procura dos consumidores chamou a atenção de mais e mais marcas, pelo que o número de fabricantes disparou por um fator de três no primeiro semestre de 2019. Isso fez com que o preço médio de venda caísse consideravelmente para 85 EUR.
As vendas de auscultadores para usar sobre as orelhas cresceram 11 por cento. A Europa Ocidental é o maior mercado, seguida pela China e pelos países asiáticos desenvolvidos. A região da América Latina situa-se a um nível absoluto inferior, mas tem vindo a recuperar recentemente, com uma taxa de crescimento de quase 80 por cento para auscultadores Bluetooth para usar sobre as orelhas. Estes dispositivos que ligam sem fios os auscultadores à fonte da música testemunharam um crescimento considerável do volume de negócios e estão a tornar-se no padrão mundial, com uma quota de mercado próxima de 80 por cento para auscultadores para usar sobre as orelhas. Tal como para os auscultadores intra-auriculares, verdadeiramente sem fios, há mais intervenientes a entrar no mercado, aumentando a pressão sobre o preço. No primeiro semestre de 2019, os auscultadores Bluetooth para usar sobre as orelhas foram vendidos, em média, a 90 EUR. A comparação com verdadeiramente sem fios para auscultadores intra-auriculares é a tecnologia de cancelamento de ruído para auscultadores para usar sobre as orelhas, cujo volume de negócios cresceu 40 por cento.
As vendas de dispositivos multiroom, que reproduzem diferentes músicas em diferentes divisões da casa, aumentaram 4 por cento na primeira metade de 2019. Com mais marcas do que nunca no mercado, a tecnologia está a tornar-se mais acessível para o mercado de massas. O volume de negócios com estes sistemas de colunas preparados para Wi-Fi estava estável em +/-0 por cento. Os fabricantes estão a equipar cada vez mais os seus dispositivos com um ou mesmo mais assistentes inteligentes. Isso não só permite que os utilizadores controlem o dispositivo através da sua voz, mas também que o integrem no seu ecossistema de dispositivos inteligentes em casa. Esta potencialidade aumentou a vontade dos consumidores de investir nestes dispositivos. Como consequência, o volume de negócios para dispositivos multiroom, com um assistente inteligente incorporado, cresceu mais de 100 por cento e o preço médio de venda aumentou 67 por cento.
Pela primeira vez este ano, a GfK testemunhou o advento de Smart Displays como novo padrão de formato para assistentes digitais domésticos. Embora a ideia já existisse há algum tempo, a possibilidade de se tornar realidade sofreu uma aceleração à medida que mais fabricantes entraram no mercado. Com a integração dos populares Ais, os ecrãs poderiam evoluir para o centro de controlo principal para os dispositivos domésticos inteligentes do utilizador.
Embora os dados dos consumidores da GfK sugiram que as pessoas estão, de um modo geral, muito felizes com a qualidade de imagem dos seus televisores recém-comprados, a qualidade de som apresenta classificações abaixo da média na escala de opiniões. Isto cria uma oportunidade para sistemas externos de colunas. Assim, se, por um lado, os consumidores estão a gastar menos nos aparelhos de TV, e os preços médios de venda estão a diminuir, por outro, estão cada vez mais conscientes sobre a qualidade do som e estão a gastar o orçamento que pouparam em barras de som. Como consequência, o volume de negócios para barras de som tem vindo a aumentar, em termos anuais e, em 2019, cresceu mais 7 por cento. As barras de som vendidas isoladamente contribuíram com um aumento de 13 por cento e os subwoofers sem fios cresceram 5 por cento.
Nos primeiros seis meses de 2019, um total de 41 por cento do valor de vendas global de áudio veio de vendas online, comparativamente a 36 por cento no mesmo período do ano passado. Contrariamente a outras categorias, a importância cada vez maior do online não influencia os picos de procura ao longo do ano. Sendo uma categoria clássica de ofertas, o pico de vendas de áudio ainda se situa em torno do Natal, em vez de em Novembro ou durante outros eventos de vendas online como seja a Black Friday.
* CEI significa Comunidade de Estados Independentes. Os Estados Membros são Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Arménia, Moldávia, Rússia, Tajiquistão e Usbequistão.
A GfK recolhe periodicamente dados sobre a venda de produtos áudio e eletrónica automóvel, em mais de 80 países em todo o mundo através dos seus painéis de retalho. Todos os valores de volume de negócios no presente comunicado de imprensa baseiam-se numa taxa de câmbio fixa.
As categorias de produtos áudio incluem: Amplificadores, Sistemas Domésticos de Áudio, Auscultadores, Auriculares, Altifalantes, Colunas Mini/Bluetooth, Rádios, Recetores, Sintonizadores, Pratos de gira-discos.
Durante a IFA 2019, a GfK irá publicar comunicados de imprensa relativos a TI, TV, Telecomunicações, Áudio, Pequenos Eletrodomésticos, Grandes Eletrodomésticos, Casa Inteligente, Compras Sem Fronteiras e ao Mercado de Bens de Consumo Técnicos. Mais informação disponível em https://www.gfk.com/press-room/
Contacto: Julia Richter, T +49 911 395 4440, public.relations(at)gfk.com
Encontre a GfK na IFA em Berlim, 6 - 11 Setembro 2019:
Apareça e venha falar com os nossos especialistas na IFA NEXT Hall 26 e no gabinete da GfK na IFA (Nível 4, VIP2, Großer Stern).
These are GfK’s global findings ahead of CES 2024.
Read moreEnvironmental appeal ‘not enough’ to convert non-luxury buyers to EVs
Read moreIn the latest Green Gauge® study from GfK Consumer Life, more than half the U.S. population (53%) expressed serious concern for the environment, noting it should be a priority for everyone.
Read more