12.05.2016
Confiança nas Profissões 2016: de bombeiros a políticos
Faça o download do Relatório Confiança nas Profissões 2016 gratuitamente
- Globalmente, a credibilidade das chamadas profissões incontroversas, como bombeiros, médicos ou artesãos permanece estável desde 2014, porém ocupações como atendentes bancários, varejistas ou vendedores, bem como juízes e policiais ficam no patamar intermediário do ranking de 2016.
- Políticos despertam um nível de confiança extremamente baixo, principalmente na Espanha, França e no Brasil.
- Em especial no Brasil, escândalos de corrupção e conjuntura ecônomica adversa contribuem para a desconfiança de grande maioria da população junto à classe política.
Profissões são de suma importância para o funcionamento das sociedades que se baseiam na divisão do trabalho. Fora da sua esfera privada, cidadãos e consumidores têm contato principalmente com representantes de grupos profissionais, por isso, a confiança recíproca é importante para estas relações.
Nesse sentido, o estudo mundial Confiança nas Profissões 2016, realizado pela GfK Verein, apresenta dados sobre o nível de credibilidade de mais de 30 profissões dos setores público e privados, com as quais as pessoas direta ou indiretamente têm contato em suas vidas cotidianas. O estudo baseia-se em mais de 20.000 entrevistas com cidadãos de 27 países, incluindo o Brasil.
O estudo Confiança nas Profissões é realizado pela GfK Verein a cada dois anos. A próxima edição será publicada em 2018.
Clique aqui para baixar o Relatório Confiança nas Profissões 2016 gratuitamente

Sobre a GfK Verein
A GfK Verein foi fundada em 1934 como uma organização sem fins lucrativos para promover a pesquisa de mercado. É constituída por cerca de 600 empresas e indivíduos. O objetivo da GfK Verein é desenvolver métodos inovadores de pesquisa em parceria com instituições acadêmicas, promovendo a formação e educação continuada de pesquisadores de mercado, observando as estruturas e os desenvolvimentos na sociedade, a economia e a política que desempenham um papel fundamental no consumo privado, e pesquisando seus efeitos sobre os consumidores. Os resultados da pesquisa são disponibilizados gratuitamente para os associados. A GfK Verein é acionista da GfK SE.